Mais um ano que começa com um calendário agitado de conferências na área de literatura infantil e juvenil. Conferências e congressos são uma oportunidade única para escutar e conhecer pessoalmente os grandes nomes da área e acompanhar as tendências de pesquisa. Também são ótimos para saber quem mais está mergulhado naquele tema que parecia só seu, dar a cara a bater apresentando seu trabalho a uma audiência de especialistas e ainda fortalecer o famigerado networking.

Uma das grandes vantagens de ter feito o doutorado na Inglaterra foi a proximidade de grandes eventos internacionais em LIJ que acontecem na Europa. E eu não perdi a oportunidade e participei o máximo que pude. Nesse post vou compartilhar o calendário de eventos para 2019 com alguns comentários sobre a natureza dos eventos. As chamadas de trabalho infelizmente já estão fechadas (exceto a última, que fecha em 31/01), mas ainda assim vale a viagem para imergir por alguns dias em projetos interessantes e conhecer outros pesquisadores do mundo todo também apaixonados pela LIJ.

Congresso bienal da IRSCL (International Research Society for Children’s Literature)

Estocolmo, Suécia, 14-18 de agosto

Tema dessa edição: Silence and Silencing in Children’s Literature

http://www.irsclcongress2019.com/

É o maior congresso da área de literatura infantil e juvenil. Praticamente todos os grandes nomes estão presentes, pesquisadores de ponta vindos de todo o mundo. Apresenta uma infinidade de sessões paralelas: dos clássicos à literatura experimental; da produção em línguas dominantes como o inglês até literatura japonesa, coreana, árabe, brasileira e portuguesa, entre outras. Como é um evento gigantesco, é difícil ter tempo pra conversar com calma com as pessoas e fazer contatos mais pessoais, mas pode ser também uma oportunidade ímpar para encontrar pesquisadores fora do eixo Europa-EUA. É imprescindível olhar o programa e selecionar os painéis de interesse com antecedência, senão corre o risco de, no fim do dia, você se dar conta que aquele palestrante que você tanto queria ouvir já falou e passou desapercebido quando você bateu o olho na infindável lista de painéis. A qualidade das apresentações também varia, então é bom checar não só o tema, mas as credenciais dos palestrantes de interesse, para fazer um bom proveito da vasta oferta de conteúdo.

Minha apresentação, intitulada The embodied voicing of emotions in children reading literary apps, foi aceita para o Congresso. (Agora espero conseguir financiamento para a viagem.) Para ler o resumo do artigo, relacionado ao meu projeto corrente de pós-doutorado, clique aqui.

The Child and the Book

Zadar, Croácia, 8-10 de maio

Tema dessa edição: Beyond the canon

http://cbc2019.hidk.hr/

Começou como uma conferência organizada por alunos de graduação, mas hoje talvez seja uma das mais comentadas da área. Se tornou com o passar dos anos um grande evento, com muitas sessões paralelas. Acontece anualmente e até hoje sempre em países europeus (quem sabe num futuro próximos trazemos a conferência para o Brasil!). Ainda há muitos estudantes de doutorado apresentando, mas grandes nomes da área costumam aparecer, inclusive alguns que hoje são estrelas da área e que fizeram parte na fundação do evento, como a Vanessa Joosen (que, aliás, será keynote speaker do Congresso da IRSCL, acima). Foi na edição da The Child and The Book de Pádua, na Itália, em 2013 que debutei no palco das conferências acadêmicas e não poderia ter sido uma melhor iniciação: uma plateia super interessada e amigável que me ajudou a superar o nervosismo e a me apaixonar ainda mais pela pesquisa. Depois disso já participei mais duas vezes, em Portugual e na Polônia, e sempre saí inspirada e com novos amigos queridíssimos.

Um post divertido sobre a minha experiência na edição de 2016 pode ser lido aqui (em inglês).

OBS: Imagem desse post de autoria de Dubravka Kolanović e Ivan Antunovićtirada, tirada do site da conferência.

European Network of Picturebook Research – the 7th International conference

Bergen, Noruega, 26-28 de setembro

Tema dessa edição: Verbal and visual strategies in nonfiction picturebooks

https://www.hvl.no/en/research/conference/european-network-of-picturebook-research–the-7th-international-conference/?fbclid=IwAR09hWArID5ObnGsTa9rdSvxy3rCX3ldMrRQRcNB3L8VYw_yLDLs4J7mjQY

A European Network of Picturebook Research é uma rede de pesquisadores focada na investigação do livro ilustrado. A cada dois anos eles se reúnem numa conferência pequena mas deliciosa, onde você vai ter a chance de conversar com pesquisadores de renome como Evelyn Arizpe, Bettina Kümmerling-Meibauer e Nina Goga (organizadora nesse ano). Como o grupo é pequeno e as pessoas são amáveis e receptivas, as chances de se fazer reais contatos e possíveis colaborações é grande. Como não há sessões paralelas, todos os presentes assistem todas as apresentações, estimulando a discussão e os paralelos entre os diferentes projetos. Apesar de ser um grupo de pesquisadores localizados na Europa, eles são bastante receptivos a projetos de outras partes do mundo.

Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude

Aveiro, Portugal, 10 de abril

Tema dessa edição: Literatura para a Infância e Juventude e outras Artes

http://simposiojilij.pt

Portugal é sempre um grande parceiro do Brasil nas pesquisas de LIJ e esse simpósio mostra exatamente isso. No ano passado o programa principal contou com pesquisadores portugueses da Universidade de Aveiro, de Coimbra, e do Minho, brasileiros da PUC-SP e da Unesp, além de nomes da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Não tive a oportunidade de participar da primeira edição do evento, mas parece uma grande oportunidade para estudantes de doutorado. Atenção: a chamada de trabalhos se encerra em 31 de janeiro, então ainda dá tempo de se candidatar.

3 comentários em “Calendário europeu 2019 da pesquisa em literatura infantil e juvenil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s