No dia 17 de abril, tive o privilégio de participar virtualmente de uma reunião do grupo de pesquisa Semiótica Visual e Multimodalidade (GPSM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a convite da querida Professora Danielle Almeida. Essa conversa virtual foi parte da programação de Encontros com os Autores que o grupo realiza periodicamente e a conversa foi guiada pela leitura do artigo O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos, que escrevi em 2016 para o periódico Caderno de Letras da UFF.

O grupo leu o artigo e preparou diversas questões para guiar a conversa. Foi um grande prazer e exercício intelectual discutir multimodalidade, educação e literatura infantil digital com esses leitores-pesquisadores. A mediação ficou a cargo da pesquisadora Keila Gabryelle Leal Aragão, que investiga livros-brinquedos.

Alguns dos tópicos abordados na conversa foram:

  • questões de nomenclatura na área da literatura infantil digital (aplicativos literários, livro infantil interativo, livro ilustrado, picturebook);
  • os potenciais e limitações da tecnologia digital na infância;
  • as diferenças no uso da tecnologia na infância no contexto europeu, em que realizei minha pesquisa de doutorado, e no contexto brasileiro;
  • o lugar do livro impresso dentro de um contexto cultural fortemente marcado pelos meios digitais.

O GPSM é um grupo pioneiro no estudo da multimodalidade no Brasil com especial atenção à análise de artefatos semióticos próprios da infância, como brinquedos e brincadeiras. Conheça a produção do grupo na página do GPSM.

UFPB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s