Acaba de ser publicado meu mais novo artigo, Lendo um aplicativo: perspectivas da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância, publicado na revista Perspectiva como parte do dossiê APPrendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar, organizado pela Profa. Dra. Juliana Cristina Faggion Bergmann (UFSC).

O artigo traz importantes resultados da minha pesquisa de doutorado, realizado na Universidade de Cambridge, que trata da leitura compartilhada da literatura digital na primeira infância.

Veja o resumo e clique no título do artigo (acima) para fazer o download gratuito:
O formato dos aplicativos literários possibilitou o desenvolvimento de um novo tipo de literatura digital, que ganhou proeminência na produção voltada à infância. Este artigo visa discutir a leitura digital na primeira infância a partir da análise empírica de eventos de letramentos que envolveram crianças lendo aplicativos com seus pais. Num estudo qualitativo, a leitura compartilhada de aplicativos literários foi observada e analisada segundo referenciais teóricos e metodológicos da semiótica social multimodal, em diálogo com discussões teóricas interdisciplinares ao redor dos conceitos de corporeidade, afetividade e agência. Tanto as respostas leitoras como as características textuais da literatura em formato aplicativo foram levadas em conta na análise das transações de sentido ocorridas entre criança, mãe/pai e texto literário. O estudo aponta três dimensões centrais da leitura de aplicativos literários na infância: (1) a corporeidade (embodiment) –o corpo do leitor tem papel essencial na construção de sentido e na experiência fenomenológica da leitura digital; (2) afetividade –o leitor troca, dentro do mundo ficcional que habita temporariamente, intensidades e emoções com elementos ficcionais, como os personagens, e com seus pais; (3) agência –o leitor tem agência para negociar sua participação e a construção de significado na leitura, a despeito das limitações de designdas obras, e a expressa por meio da performance leitora e da subversão.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s