Veja aqui a versão simplificada do CV, ou navegue pelo menu principal para mais detalhes de cada seção. Para o currículo lattes, acesse aqui.

Títulação e pós-doutorado

(+ detalhes) 
  • 2019 – 2021 Pós-Doutorado, Literatura e Crítica Literária, PUC-SP
  • 2014 – 2018 PhD em Educação, Universidade de Cambridge, Reino Unido
  • 2012 – 2014 Mestrado em Literatura Infantil, Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), Canadá
  • 2010 – 2010 Especialização: Curso de Formação para Editores IberoamericanosUniversidade Computense de Madrid e Siale, UCM, Espanha
  • 2006 – 2008 Especialização em Design Gráfico, Centro Universitário Senac, São Paulo
  • 2001 – 2005 Graduação em Comunicação Social com habilitação em Editoração, Universidade de São Paulo – USP

Publicações

(+ detalhes) 

Docência

(+ detalhes) 
  • UFRJ: 2022 | Professora adjunta no curso de Produção Editorial (Redação técnica I, II e III)
  • 2020-2021 | Professora substituta no curso de Produção Editorial (Edição de Livros, Edição gráfica, Processos gráficos, Edição de livros para crianças e jovens)
  • PUC-SP: 2019 – 2021 | Oficinas para a pós-graduação (escrita acadêmica, escrita de artigo científico, escrita de projeto de pesquisa, preenchimento de currículo Lattes)
  • 2016, 2018, Professora convidada – aula em curso de extensão
  • Universidade da Columbia Britânica (UBC): 2018, Professora convidada – aula em curso de mestrado
  • Universidade do Oeste da Noruega: 2016, Professora convidada – mestrado
  • Universidade de Cambridge: 2016, aula/oficina na pós-graduacão (mestrado e doutorado)
    2015 – 2016   docência na graduação (undergraduate supervisor)

Projetos de pesquisa

2022 Memória e preservação da Literatura Infantil e Juvenil Digital
2020 – atual Literatura de ouvido: Podcasts literários para a infância e a juventude | com Nina Alonso Soroa
2019 – atual Crítica da Literatura Infantil e Juvenil | Coord. Denise Ramalho e Eliana Yunes | Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio
2021 – 2022 Mediação da literatura infantil digital | com Giselly Lima de Moraes | orgão financiador: Itaú Social
2020 – 2021 O Brasil que Lê | Coord. Denise Ramalho | Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e Itaú Cultural
2021 Critérios de realização e avaliação de literatura infantil digital | com Giselly Lima de Moraes | orgão financiador: Itaú Social
2019 – 2021 Afetividade e emoção na experiência literária digital na infância
2014 – 2018 A literatura infantil digital e a construção de sentido na primeira infância
2013 – 2014 Aspectos lúdicos dos aplicativos literários nativos digitais e adaptados
2013 O futuro dos textos para crianças | Coord. Eric Meyers.

Apresentações selecionadas

  • La agencia del gesto: la participación encarnada del lector en la literatura infantil digital (2021)
    Ficciones para mundos cambiantes: investigaciones en literatura y medios para la infancia, Centro de Estudios Avanzados sobre Justicia Educacional (CJE) da Pontificia Universidad Católica de Chile e International Research Society for Children’s Literature
  • Futuros possíveis para a literatura infantil brasileira: tendências do mercado e políticas governamentais (2021)
    com Claudia Mendes, Patrícia Cursino, Graça Lima e M. B. Serra | Festival do Conhecimento, UFRJ
  • Gesture as a mode in literary apps: children’s embodied meaning-making when reading fiction on tablet computers (2021)
    10th International Conference on Multimodality, Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso.
  • Pequenos humanos, leitores digitais: a literatura infantil eletrônica no contexto das humanidades digitais (2020)
    Humanos e Digitais, UFSC e UFPR
  • A literatura infantil na UFRJ: olhares interdisciplinares (2020)
    com Claudia Mendes, Patrícia Cursino, Graça Lima e Amaury Fernandes | Festival do Conhecimento, UFRJ
  • Um corpo que lê: dimensões da corporeidade na leitura de aplicativos literários na primeira infância (2019)
    II Colóquio com NEPCED, FAE-UFMG
  • Interactivité et étayage des parents dans la lecture partagée de littérature numérique (2019)
    2e colloque international sur l?enseignement de la littérature avec le numérique, Chaire de recherche en littératie médiatique multimodale – Université du Québec à Montréal (UQAM) e Bibliothèque et Archives nationales du Québec (BAnQ).
  • The embodied voicing of emotions in children reading literary apps (2019)
    24th Congress of the International Research Society for Children’s Literature;
  • Reading with Tablets in the Early Years (2018)
    Research Findings of Visiting Scholars, Berkeley Education Global Research Initiative
  • Multimodal transcription as method for understanding the dynamics of children’s meaning-making with digital narratives (2018)
    Researching Multimodal Childhood, University of Southern Denmark
  • ‘By tapping them, I am very strong’: Children’s bodies and agency when reading story apps (2018)
    ELO 2018, UQAM
  • Agency and Embodiment in children’s transactions with story apps (2017)
    Reunião do projeto The Digital Literacy and
    Multimodal Practices of Young Children (DigiLitEY), da European Cooperation in Science and Technology Action, Itália
  • The dynamics of meaning-making when preschoolers read story apps: a multimodal social semiotics perspective (2017)
    Visual and Multimodal Research Forum, Knowledge Lab, UCL Institute of Education, Reino Unido
  • Children reading story apps: Responses to different digital narrative features (2016)
    Simpósio da Associação de Letramento e Alfabetização do Reino Unido (UKLA) TAP & READ: literacy development through e-books and apps, Reino Unido
  • A Literatura Infantil na Era dos Aplicativos (2016)
    Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP), Sociedade Amantes da Leitura, Barca dos Livros, Florianópolis, Brasil

Bolsas

  • 2019-21: Bolsa no Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)
     Financiada pela CAPES
  • 2014-18: Bolsa de doutorado pleno no exterior
    Financiada pela CAPES e pelo Cambridge Trust
  • 2013: Bolsa de mestrado Joseph-Armand Bombardier
    Financiada pelo Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades do Canadá
  • 2010: Bolsa de curso de educação continuada
    Financiada pela Fundación Carolina, Espanha, para a realização do curso de especialização Formação para Editores Iberoamericanos.

Bolsas para participação em eventos

  • 2018: Bolsa Carlsberg (€500)
    Bolsa da Carlsberg Foundation para participar so Simpósio Researching Multimodal Childhood: Methodological Challenges and Innovations, na Dinamarca
  • 2017: Bolsa do Cambridge Trust para participação em conferência (£500)
  • 2014 – 17: Bolsa do Homerton College para participação em conferência
  •  (£1,200)
  • 2014: Bolsa da Faculty of Education para participação em conferência (£400)

Prêmios

  • 2016: Vencedora da competição de fotografia, categoria “pesquisa de campo”
    Competição promovida pela Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge
  • 2015: Bolsa Jean Rudduck Memorial
    Financiada pelo Homerton College em virtude da aprovação sem correções na qualificação de doutorado
  • 2013: Prêmio de Mobilidade Acadêmica Internacional para Estudantes de Pós-graduação da UBC
    Promovido pelo Departamento da Vice Presidência de Pesquisa e Internacionalização da Universidade de Colúmbia Britânica (UBC)
  • 2013: Melhor Poster na Jornada de Pesquisa
    Promovido pela Escola de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciências da Informação da Universidade de Colúmbia Britânica (UBC)