Posts

Prêmio Katherine Hayles para Small Screens Fiction

A Electronic Literature Organization (ELO) tem uma premiação anual para obras literárias e de crítica da literatura eletrônica. Nesse ano, o livro Small Screen Fictions, organizado por Astrid Ensslin, Paweł Frelik, e Lisa Swanstrom, onde publiquei o capítulo Children Making Meaning with Story Apps: A 4-year-old Transaction with The Monster at the End of This … Continue lendo Prêmio Katherine Hayles para Small Screens Fiction

A poética da literatura digital para crianças – entrevista no Blog da Letrinhas

Entrevista comigo no Blog das Letrinhas, da editora Companhia da Letrinhas: "Para a especialista Aline Frederico, o livro digital tem grande potencial para ser lido por crianças de todas as idades, em casa e na escola. “Um aluno que lê muita literatura digital provavelmente vai ser um aluno que entende melhor como funciona a comunicação … Continue lendo A poética da literatura digital para crianças – entrevista no Blog da Letrinhas

Conversa com o grupo Semiótica Visual e Multimodalidade (GPSM) – UFPB

No dia 17 de abril, tive o privilégio de participar virtualmente de uma reunião do grupo de pesquisa Semiótica Visual e Multimodalidade (GPSM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a convite da querida Professora Danielle Almeida. Essa conversa virtual foi parte da programação de Encontros com os Autores que o grupo realiza periodicamente e a … Continue lendo Conversa com o grupo Semiótica Visual e Multimodalidade (GPSM) – UFPB

Colóquio no NEPCED – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital

É um grande prazer ter sido convidada para realizar o II Colóquio com o NEPCED - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital da Faculdade de Educação da UFMG. O grupo é investiga intersecções entre a cultura escrita e cultura digital e suas relações com a educação. A coordenação do grupo está a cargo … Continue lendo Colóquio no NEPCED – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital

Multimodalidade, transcrição e pesquisa em educação: aprendizagem além da linguagem verbal

Post em inglês publicado no Blog da Associção de Estudiantes de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FERSA), Universidade de Cambridge: Multimodality, Transcription and Educational Research: Learning Beyond Verbal Language By Aline Frederico, Catholic University of São Paulo, Brazil When investigating how learning takes place, observation is a common method, often accompanied by some sort of recording, which … Continue lendo Multimodalidade, transcrição e pesquisa em educação: aprendizagem além da linguagem verbal

Artigo aprovado para apresentação no Congresso da IRSCL

O Congresso da International Research Society for Children's Literature é o ponto de encontro dos maiores pesquisadores em literatura infantil e juvenil do mundo. Então é com grande felicidade que anuncio que meu paper, intitulado The embodied voicing of emotions in children reading literary apps, foi aprovado para a 22a. edição do evento, que ocorre em agosto … Continue lendo Artigo aprovado para apresentação no Congresso da IRSCL

Calendário europeu 2019 da pesquisa em literatura infantil e juvenil

Mais um ano que começa com um calendário agitado de conferências na área de literatura infantil e juvenil. Conferências e congressos são uma oportunidade única para escutar e conhecer pessoalmente os grandes nomes da área e acompanhar as tendências de pesquisa. Também são ótimos para saber quem mais está mergulhado naquele tema que parecia só … Continue lendo Calendário europeu 2019 da pesquisa em literatura infantil e juvenil

Artigo em andamento: a mediação da experiência literária digital

Em coautoria com a Profa. Elizabeth Cardoso, da PUC-SP, submeti recentemente o artigo Literatura digital dentro e fora da escola: a mediação da experiência estética na infância. A submissão foi para a Revista Leitura: teoria e prática número temático “Literatura Infantil Digital: entre práticas de leitura e narrativas digitais.” editado pela Prof. Ilsa do Carmo Vieira Goulart, da Universidade Federal … Continue lendo Artigo em andamento: a mediação da experiência literária digital

Resumo da tese de doutorado

Terminei meu doutorado em 2018 e estou trabalhando na transformação da tese no livro Digital Reading and Embodied Meaning-Making, que será publicado pela Bloomsbury Academic. A seguir, confira o resumo da minha tese, intitulada Corporeidade e agência na leitura digital: a construção de sentido com aplicativos literários na primeira infância, e saiba mais detalhes sobre … Continue lendo Resumo da tese de doutorado