Livro contratado para publicação

Frederico, A. (previsão para 2021). Digital reading and embodied meaning-making: young children’s transactions with literary apps. London, UK: Bloomsbury Academic.

Capítulos de livro

Frederico, A. (2019). A literatura infantil digital no contexto dos Selos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. In Selo Cátedra 10: Premiados 2016-2018, Eliana Yunes e Viviane Moreira (Orgs.), (pp. 182-186). Rio de Janeiro: Saberes em Diálogo.

Frederico, A. (2019). Corporeidade e a Construção de Sentido em Narrativas Interativas Infantis. In Significações e estratégias midiáticas, A. S. Médola, C. R. G. dos Santos, et. al. (Eds.),  (pp. 86–111). Aveiro: Ria Editorial.

Mendes, C. & Frederico, A. (2018). A direção de arte como linguagem. In Direção de Arte e Transmidialidade, Katia Augusta Maciel e Amaury Fernandes (Org.), pp.45-82. Rio de Janeiro: Editora UFRJ

Artigos completos publicados em periódicos

Frederico, A., & Moro, R. G. (2019). Situações de leitura da literatura digital na primeira infância: características da leitura independente, entre pares e compartilhada com os pais. Revista Desenredo (Qualis B1) , 15(2), 173-196.
Dossiê Língua, Literatura, Cultura Digital e Ensino: Interfaces Possíveis, organizado por Profa. Dra. Ana Amélia Amorim Soares de Carvalho (Universidade de Coimbra–UC) e Profa. Dra. Fabiane Verardi Burlamaque (Universidade de Passo Fundo–UPF)

Cardoso, E., & Frederico, A. (2019). Literatura digital dentro e fora da escola: a mediação da experiência estética na infância. Leitura: Teoria e Prática, 37(75), 19–38.
Dossiê “Literatura Infantil Digital: entre práticas de leitura e narrativas digitais”, organizado pela Profa. Dra. Ilsa do Carmo Vieira Goulart (Universidade Federal de Lavras)

Frederico, A. (2017). Children Making Meaning with Story Apps: A 4-year-old Transaction with The Monster at the End of This Book. Paradoxa, volume 29, edição temática: Small Screen Fiction.

Frederico, A. (2016). O futuro do leitor ou o leitor do futuro: o livro infantil interativo e os letramentos múltiplos. Caderno de Letras da UFF (Qualis B1), 26(52), 121-139.

Frederico, A. (2016). The visual construction of metafiction in Ziraldo’s The Panel Boy. Forum for World Literature Studies, 8(3), 352-370.

Artigos aprovados para publicação em periódicos

Frederico. A. (2020). Lendo um aplicativo: perspectivas da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância. Artigo no prelo para publicação na revista Perspectiva. Dossiê APPrendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar, organizado pela Profa. Dra. Juliana Cristina Faggion Bergmann (Universidade Federal de Santa Catarina–UFSC)

Resenha de livro publicada em periódico

Mar 2017 Resenha do livro: Digital literature for children: texts, readers and educational practicesNordic Journal of ChildLit Aesthetics, Volume 8, http://dx.doi.org/10.1080/20004508.2017.1285551

Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)

Nov 2013 Meaningful animation in children’s print and electronic picturebooks
Coautoria com Cynthia Nugent
Anais da International Conference in Illustration and Animation, organizado por Paula Tavares,  IPCA, Porto, Portugal

2009 Parâmetros para o projeto gráfico de dicionários infantis ilustrados 
Anais do II LIHED – II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, Niterói

Trabalhos publicados em anais de eventos (resumo expandido)

2014 The future of children’s texts: Evaluating book apps as multimodal reading experiences
Anais da iConference 2014, Berlin, Alemanha, https://doi.org/10.9776/14312
Coautoria: Dr. Eric Meyers e Ehlam Zaminpaima

Publicações não-acadêmicas

2016 até o presente:  Responsável pela coluna High-tech no blog Brasileirinhos: posts sobre infância e tecnologia, especialmente no contexto do Português como Língua de Herança.

2019 Multimodality, Transcription and Educational Research: Learning Beyond Verbal Language, post para o blog FERSA University of Cambridge.

2019 Methods Corner: Children’s Digital Literature, post para o DigiLitEY Methods Corner: Methodological issues in the study of young children’s digital literacies

2017 TOUCHING ART: Apps for children and fine art, post para o blog Children’s Literature at the University of Cambridge – A postgraduate perspective, em coautoria com Nina Alonso

2017  Resenha do livro ilustrado One Cheetah, One Cherry: A Book of Beautiful Numbers, de Jackie Morris, para o periódico IBBYLink UK, volume 48.

2016 Resenha do livro Digital Literature for Children: Texts, Readers and Educational Practices, de Mireia Manresa and Neus Real (eds.), para o site da International Research Society for Children’s Literature (IRSCL)

2016  Resenha do livro ilustrado Will & Nill, de Farhad Hasanzadeh, para o periódico IBBYLink UK, volume 47.

2016 8 Reasons Why We Enjoyed The Child and the Book 2016, post para o blog Children’s Literature at the University of Cambridge – A postgraduate perspective, em coautoria com Lina Iordanaki

2016 Textos para crianças e jovens no panorama das novas mídias, post para o blog Literatura Infantil Digital

2015 Studying the Children in Children’s Literature, post para o blog Children’s Literature at the University of Cambridge – A postgraduate perspective

2014 Álbumes ilustrados digitales y alfabetizaciones múltiples, post para Blog Boolino – Mucho más que cuentos infantiles

2014 Conociendo a Roger Mello, ganador del Hans Christian Andersen 2014, post para Blog Boolino – Mucho más que cuentos infantiles