Em coautoria com a Profa. Elizabeth Cardoso, da PUC-SP, submeti recentemente o artigo Literatura digital dentro e fora da escola: a mediação da experiência estética na infância. A submissão foi para a Revista Leitura: teoria e prática número temático “Literatura Infantil Digital: entre práticas de leitura e narrativas digitais.” editado pela Prof. Ilsa do Carmo Vieira Goulart, da Universidade Federal de Lavras.

Literatura digital dentro e fora da escola: a mediação da experiência estética na infância 

RESUMO: O artigo discute como as características da literatura digital demandam um redirecionamento nas estratégias da mediação da leitura literária, deslocando o foco do mediador para a obras e a experiência estética. Para tanto, abordamos a importância, os limites e os desafios da mediação da literatura, especialmente da literatura digital, na escola e em casa. Primeiramente, vamos revisar o conceito de literatura infantil digital. Em seguida, consideramos as relações entre mediador e leitor infantil, destacando a importância do corpo e da materialidade da experiência literária e como esses se transformam na leitura digital. Os preceitos levantados serão examinados e ampliados com o objetivo de refletir sobre a mediação para além do ensino da literatura, ou seja, com o propósito da fruição literária. Por fim, trazemos a análise do aplicativo Spot, com vistas às possibilidades de uma mediação centrada no potencial estético da obra.

Palavras-chave: aplicativo literário, literatura para infância, formação de leitores literários.

Créditos da imagem: Parte de captura de tela do aplicativo literário Spot, de David Wiesner, com anotação das autoras indicando o gesto de zoom, necessário para a navegação dessa narrativa interativa inovadora. © 2015 HOUGHTON MIFFLIN HARCOURT. ALL RIGHTS RESERVED.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s